A importância da arbitragem domina encontro em Luanda
in: Jornal de Angola

Luanda – A importância da arbitragem na resolução de conflitos entre empresas e instituições, nacionais e ou estrangeiras foi discutida numa conferência realizada na manhã desta quarta-feira, em Luanda, com o patrocínio da embaixada britânica.
O encontro a participação de um especialista em arbitragem internacional vindo da capital londrina, ligado a processos litigiosos entre entidades de vários continentes, bem como da assessoria jurídica de uma petrolífera que actua em Angola, há mais de 20 anos.
A porta-voz do encontro e sócia da associação de advogados FTL, Filipa Tavares de Lima, disse que foram ainda abordadas questões como as vantagens de Angola aderir a convenção de Nova Iorque sobre o reconhecimento de sentenças arbitrais estrangeiras e sobre o estado da arbitragem no país.
Adiantou que o objectivo foi juntar juristas, advogados, gestores de empresas e especialistas internacionais para a partilha de experiências e trocar impressões sobre o que poderá melhora o ambiente de arbitragem na resolução de querelas.
O encarregado de negócios da embaixada britânica, Andrew Ford, manifestou apoio ao fomento da cultura arbitral em Angola, para a resolução de conflitos sem o recurso aos tribunais.
Acredita que a consolidação do processo arbitral pode contribuir para a melhoria do ambiente de negócios para as empresas nacionais e internacionais, que operam ou que queiram investir em Angola.
O diplomata britânico considerou a criação em 2014 do centro extrajudicial de resolução de litígios (CREL) do ministério da justiça e dos direitos humanos um passo positivo nesta direcção.
Andrew Ford sublinha que a arbitragem dá igualmente o direito de escolher especialistas com conhecimentos adequados e experiência sobre a natureza da disputa, que pode estar ligada ao seguro, construção, finanças, propriedade intelectual, entre outros temas.
Aponta ainda a vantagem de o processo de arbitragem ser mantido em sigilo e de a decisão arbitral pode ser publicada e legalmente executada como uma sentença judicial.
http://www.angop.ao/angola/pt_pt/noticias/politica/2018/1/9/importancia-arbitragem-domina-encontro-Luanda,6617beb9-0a4b-4e72-b9df-51db828a543a.html